Avaliação formativa tem a intenção de superar a visão classificatória, excludente e punitiva da educação básica, isso porque os modelos de avaliação atuais contam simplesmente com o que o aluno sabe na hora da prova, sem se importar com os erros deles e em corrigi-los.
O uso dos portfólios vêm ajudar nesse processo de avaliação formativa, onde os próprios alunos participam ativamente de sua montagem, e podem sempre ver o seu próprio progresso, consertando o que se errou e principalmente refletindo a respeito do conteúdo, proporcionando assim ao aluno e ao professor uma visão mais ampla e detalhada da aprendizagem em um determinado período de tempo.
Outra vantagem do uso dos portfólios é que eles demonstram a identidade de cada aluno e de cada contexto, e permitem ainda ao professor descobrir quais as áreas de mais dificuldades dos alunos, permitindo uma avaliação contínua.
Na minha opinião, hoje em dia, uma das maiores dificuldades em se trabalhar com os portfólios eletrônicos é o fato de que, na maioria das escolas públicas no Brasil ainda não há acesso a internet para os alunos e computadores suficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário