quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Livro Língua Portuguesa: Linguagem e Interação, de Carlos Emílio Faraco, Francisco Moura e José Hamilton Junior.




QUADRO ESQUEMÁTICO

Pontos fracos
Pouca diversidade de épocas e regiões, nos autores literários.

Pontos fortes
A concepção e a organização dos livros em torno de projetos associados a gêneros textuais que promovem a articulação entre os eixos de leitura, produção de textos, oralidade e conhecimentos linguísticos.

Destaque
O trabalho sistemático de exploração de gêneros adequados a situações comunicativas diversificadas, tanto na compreensão quanto na produção oral.

Adequação ao tempo escolar
Três unidades por bimestre.

Manual do Professor
Respostas e comentários às atividades estão presentes na reprodução do Livro do Aluno.



As capacidades desenvolvidas no conjunto da coleção, entre outras, são:

a) recuperar o contexto de produção de textos pertencentes a gêneros
de diferentes esferas; usar diferentes estratégias de leitura: ativar conhecimentos prévios,
b) localizar informações explícitas e inferir informações, formular e verificar hipóteses, compreender globalmente o texto;
identificar aspectos do texto e do discurso;
c)apreciar esteticamente textos literários;
d)compreender as relações entre linguagem verbal e imagem.

Origem: PNLD


Analisando o livro, pude perceber que nem todos os conteúdos atendem de forma tão clara ao que é posto e descrito no PNLD.
É feito uso de reportagens não tão atuais, e que principalmente não condizem com a realidade do Brasil. São usadas muitas reportagens de jornais americanos e europeus, que não fazem parte da vida cotidiana do aluno. Outro ponto, é que ele efetivamente não trabalha muito a questão dos valores, das regras, etc.

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