quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Síntese do Texto de Marcuschi ( 2ª parte )

Produção Textual, Análise de gêneros e Compreensão



Domínios discursivos e gêneros textuais na oralidade e na escrita.


Entendemos como domínio discursivo uma esfera da vida social ou institucional na qual se dão práticas que organizam formas de comunicação e respectivas estratégias de compreensão.

Os domínios discursivos operam como enquadres globais de superordenação comunicativa, subordinando práticas sociodiscursivas orais e escritas que resultam nos generos.

Há domínios discursivos mais produtivos em diversidade de formas textuais e outros mais resistentes.


Os gêneros emergentes na mídia virtual e o ensino.


A interação on-line tem o potencial de acelerar enormemente a evolução dos gêneros. Esse meio propicia, ao contrário do que se imaginava, uma "interação altamente participativa".

É fácil perceber que um novo meio tecnológico deve também interferir na natureza do gênero produzido.

A comunicação mediada pelo computador abrange todos os formatos de comunicação e os respectivos gêneros que emergem nesse contexto. Daí surge um novo tipo de comunicação conhecido como 'comunicação mediada pelo computador' ou 'comunicação eletrônica'.

Aspecto reiteradamente salientado na caracterização dos gêneros emergentes é o intenso uso da escrita, dando- se praticamente o contrário em suas contrapartes nas relações interpessoais não virtuais.

Pode- se dizer que temos novas situações de letramento cultural.


A questão dos gêneros e o ensino de língua.


Será que existe algum gênero ideal para tratamento em sala de aula? Ou será que existem gêneros que são mais importantes que outros?

Uma análise dos manuais de ensino da língua portuguesa mostra que hás uma relativa variedade de gêneros textuais presentes nessas obras. Porém, são poucos os casos de tratamento dos gêneros de maneira sistemática. Lentamente, surgem novas perspectivas e novas abordagens que incluem até mesmo aspectos da oralidade. Mas os gêneros orais em geral ainda não são tratados de modo sistemático.


Visão dos PCNs a respeito da questão dos gêneros.


É notável a posição de que a língua falada e a língua escrita se dão relacionadas no contexto do contínuo dos gêneros textuais com diferenças tidas como graduais.


Gêneros textuais na língua falada e escrita de acordo com os PCNs.


Este aspecto é complexo e não passa despercebido aos PCNs. Contudo, as observações são, no geral, vagas.

Consideram- se apenas os gêneros com realização linguística mais formal e não os mais praticados nas atividades linguísticas cotidianas. O que mais salta à vista, no entanto, é a confusão entre oralidade e escrita. Pois não há clareza quanto a critérios que teriam sido usados para estabelecer essas distinções.

Há muito mais gêneros sugeridos para a atividade de compreensão do que para a atividade de produção.


Os gêneros textuais em sala de aula: as "sequências didáticas".


Central é a metodologia utilizada para construir o que ficou conhecido nessa escola como ensino por sequências didáticas, realizado com base em gêneros textuais diversos, especialmente os gêneros orais mais elaborados.

Na ótica escolar, os gêneros se tornam um ponto de referência concreto para os alunos, operando como "entidades intermediárias que permitem estabilizar os elementos formais e rituais das práticas". Os gêneros são tidos, pois, como as unidades concretas nas quais deve dar- se o ensino.

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